São Paulo terá ônibus articulado fabricado no Brasil movido a energia elétrica
Ao todo a fábrica em são José dos Campos entregará 12 veículos para atender a população na capital
São José dos Campos (SP) apresentou na terça-feira (9) o primeiro VLP (Veículo Leve sobre Pneus) articulado 100% elétrico fabricado no país. O veículo vai integrar o transporte público da cidade até o final do ano.
O projeto foi desenvolvido em parceria com representantes da BYD, empresa que venceu a licitação para a entrega de 12 veículos, e da Marcopolo.
Autonomia
Com 22 metros de comprimento, o ônibus tem baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), com autonomia de até 250 km com uma carga completa de três horas e capacidade para 168 passageiros, além dos espaços para cadeirantes.
Características
Os VLPs têm poltronas estofadas com apoio de cabeça, entradas USB, monitores instalados no teto, rádio e autofalantes. Os veículos têm seis câmeras e duas delas com infravermelho.
Em vez de espelhos retrovisores, há duas câmeras de alta definição, que cobrem um campo de visão maior e permitem que os motoristas vejam pontos cegos.
Tecnologias de biossegurança
Os VLPs de São José têm um sistema UV-C de desinfecção do ar instalado no ar-condicionado, acabamento com aditivos antimicrobianos nas poltronas, balaústres e pega-mãos.