Governo assegurou R$ 3 milhões em 2021 para estruturar e construir Politec nas principais cidades de Mato Grosso
A iniciativa atende as reivindicações dos municípios feitas aos deputados Delegado Claudinei, Sílvio Fávero, Romoaldo Júnior e João Batista
Com a identificação das precariedades nos prédios das gerências e coordenadorias regionais da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) dos 13 polos da Região Integrada de Segurança Pública (Risp) de Mato Grosso, a Comissão de Segurança Pública e Comunitária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) garantiu recursos de R$ 3 milhões na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2021 para atender a reforma, ampliação e construção de unidades, garantindo a devida atuação dos servidores e atendimento à sociedade mato-grossense.
Enquanto o processo ainda não entra em execução, o deputado estadual Delegado Claudinei (PSL) apresentou importantes indicações à Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso (Sesp) para priorizar algumas necessidades existentes nas unidades de Barra do Garças, Primavera do Leste, Água Boa e Confresa.
Para a Coordenadoria Regional da Politec de Barra do Garças foi solicitado a reforma e ampliação do prédio que é bastante antigo e onde funciona o Instituto de Medicina Legal (IML). A instituição precisa de equipamentos para as atividades periciais, como o Espectro Comparador Óptico – Marca V.S.C. – modelo 8000, drone com infravermelho e uma câmara fria.
Nas Gerências Regionais de Água Boa e Confresa, que pertencem à Barra do Garças, foram apontadas a necessidade da aquisição de dois rabecões para o translado de cadáveres e seis caminhonetes 4×4 para atender os trabalhos dos servidores das unidades.
Em relação à Gerência Regional de Primavera do Leste, que pertence à Coordenadoria da Politec de Rondonópolis, o parlamentar apresentou proposições para que o governo estadual viabilize a aquisição de móveis e equipamentos – que incluem aparelhos de ares-condicionados, mesas, cadeiras, armários, balcões e microcomputadores.
Claudinei frisou a necessidade da reforma do prédio que está com a estrutura em péssimo estado de conservação e a rede elétrica está comprometida com fios soltos, emendados, com tomadas improvisadas e fios sem o aterramento adequado. “É uma situação preocupante, já que praticamente colocam em risco a segurança e integridade física dos servidores e da população que depende dos serviços”, afirma Claudinei, que preside a Comissão de Segurança Pública.
No caso das unidades de Barra do Garças e Primavera do Leste, Claudinei expôs a necessidade do aumento de efetivo com servidores das áreas de papiloscopista, técnico em necropsia, médicos legistas e auxiliares administrativos. “O quantitativo populacional e territorial, por si só, já indica que a demanda de atendimento na Politec é muito grande. Todavia, com o quadro de servidores reduzido, há uma sobrecarga para os que ali trabalham. Sem falar das distâncias entre os municípios, a falta de servidores dificulta a concretização dos trabalhos e leva à demora nos atendimentos das ocorrências ‘in loco’”, explica o parlamentar.
A Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa atuou para que a emenda 307 da LOA 2021 fosse aprovada, o que possibilitará a realização de concursos públicos para atender a Politec. “O mesmo será garantido para outras forças de segurança pública, como as polícias militar e civil e o Corpo de Bombeiros. A Politec está esquecida há anos, não só na precariedade dos prédios, como na falta de servidores. Uma regional chega a atender mais de oito municípios”, disse Claudinei.