A primeira será de 11/05 a 17/05 e terá como púbico alvo as crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias. A segunda etapa acontecerá de 18/05 a 05/06 e imunizará adultos de 55 a 59 anos de idade e professores das escolas públicas e privadas.
De acordo com Wellington Assunção Ferreira, Coordenador de Programas Estratégicos, o Ministério da Saúde determinou alterações no calendário da campanha de vacinação contra a influenza devido à pandemia do coronavírus. “A terceira fase da imunização contra Influenza começaria em 09 de maio (sábado) com o Dia D de mobilização nacional, mas o Ministério da Saúde, em comunicado divulgado para as secretarias de saúde de todo o país cancelou o evento, que costuma levar um grande número de pessoas às unidades de saúde causando aglomerações, o que neste momento não é recomendável. Sendo assim, a terceira fase começará no dia 11 de maio”, explicou o coordenador.
Assunção esclareceu ainda que o público das fases anteriores ainda pode ir às unidades de saúde para se imunizar. Ele ressaltou a importância de as pessoas levarem um comprovante de que fazem parte de grupo de risco e também de estarem devidamente protegidos contra o coronavirus, usando máscaras.
Para esta primeira etapa da terceira fase de vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu 30 mil doses de um total de 108 mil que deverá receber até o fim da campanha. A vacina protege contra os vírus Influenza A(H1N1), A(H3N2) e Influenza B.