Os incêndios florestais já atingiram mais de 50 mil hectares em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) desde 15 de julho. A informação foi divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) neste sábado (14).
De acordo com o ICMBio, na área do Parque Nacional já foram queimados 6.180 hectares. Nas imediações da área de conservação, a estimativa é que cerca de 45 mil hectares foram afetadas.
No Parque o fogo foi controlado, porém, com o alto número de focos de incêndio na região, o local permanece fechado para visitação. Os funcionários do ICMBio ajudam também no combate às queimadas fora do Parque, para evitar que novos incêndios sejam registrados na área de preservação.
A partir de domingo (15), peritos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) começam a trabalhar em Chapada dos Guimarães. Eles farão investigações para descobrir se os incêndios foram criminosos ou se houve queimada na região promovida por produtores. Há mais de 20 anos a Usaid trabalha em parceira com o Brasil para combater queimadas e também prevenir riscos.