Aprovado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, junto ao Conselho Municipal de Cultura de Cuiabá, o edital para o Fundo Municipal de Apoio à Cultura foi publicado no Diário Oficial desta quarta-feira (5). Mais de R$ 2 milhões serão investidos em projetos de artistas locais de diferentes vertentes. Os interessados em participar do certame têm até o dia 28 de dezembro para se inscreverem. Click no link anexo edital: http://www.cuiaba.mt.gov.br/download.php?id=77834
De acordo com o titular da Pasta, Francisco Vuolo, sete segmentos serão contemplados pelo processo seletivo: artes cênicas; artes visuais; audiovisual; cultura popular, folclore e artesanato; literatura e humanidades; música e patrimônio histórico. Cada um destes setores será contemplado com R$ 300 mil.
Estão aptos a participar do processo seletivo proponentes, pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos, com atuação cultural comprovada, residentes em Cuiabá, que apresentem propostas a serem realizadas no exercício de 2019, na Capital. O edital prevê ainda que os concorrentes exerçam função diretiva: de produção, gestão ou concepção artística; e/ou de relevância artístico-cultural no projeto.
A avaliação deve ocorrer até o dia 18 de janeiro de 2019 e o resultado publicado até o dia 23 de janeiro. Depois disso os candidatos terão até 30 de janeiro para entrar com recursos, que serão julgados e homologados até o dia 5 de fevereiro. Assim, a execução dos trabalhos começará em março de 2019, logo após a liberação dos recursos.
Vuolo lembra que a elaboração do documento levou em consideração as demandas de cada setor e que os representantes da classe artística foram ouvidos ao longo de reuniões realizadas em outubro. “Nosso objetivo foi democratizar a decisão, para que a categoria pudesse opinar. Dessa forma, conseguimos ser mais transparentes e atender melhor às necessidades de um”, finaliza.